55 11 981453876 | 55 11 982457993

*Adriana Pimenta

A comunicação interna é o braço direito do fortalecimento da cultura organizacional de qualquer companhia, seja ela de grande, médio ou pequeno porte.

Quem trabalha em ambiente corporativo já deve ter ouvido, ao menos uma vez, comentários do tipo: “Esta iniciativa é ótima, mas não vamos desenvolver porque não tem a ‘cara’ da empresa”. A afirmação pode parecer etérea, mas muitas ideias criativas não são levadas adiante porque simplesmente não condizem com o jeito de ser de determinada companhia. E é esse “jeito de ser” – que reúne os valores, as crenças, regras de conduta, morais e éticas nas corporações, e que compõem a “cara” da empresa – que chamamos de Cultura Organizacional.

Uma Cultura Organizacional forte é uma importante vantagem competitiva, pois, sendo coerente e engajadora, colabora na construção de um ambiente de trabalho fértil, movendo os funcionários na direção das metas do negócio. Funciona como se fosse um alicerce das ações e práticas para a gestão de pessoas e dos resultados.

E como fazer com que os colaboradores estejam em sintonia com a “cara” da empresa? Sendo uma característica única de uma corporação, a cultura organizacional é disseminada e fortalecida de várias maneiras, seja pelo líder, pelas estratégias de Recursos Humanos, mas também pela comunicação interna.

O primeiro ponto a se levar em consideração é que a comunicação interna deve ser coerente com a cultura, é o “walk the talk”; agir de acordo com o que se fala. Esse é um dos grandes papeis dos líderes, que devem ter a função de protagonistas deste processo de engajamento ao se comunicarem com os funcionários, seja em eventos internos ou em reuniões com um grupo de colaboradores. Afinal, a voz do líder tem peso, força e deve ter credibilidade, seja, em suas atitudes, comportamentos ou discursos.

Os canais de comunicação interna, claro, ocupam um papel primordial em todo esse processo de aculturamento. Eles também devem ter a “cara” da empresa, seja no layout, na linguagem, na forma e no conteúdo. São esses canais que irão compartilhar os valores da corporação para que sejam praticados pelos funcionários, que só farão isso após a compreensão do impacto do seu trabalho e do seu posicionamento – seja dentro ou fora da empresa, quando a representa – nos negócios e nos resultados da organização.

E um círculo virtuoso. Quanto mais o funcionário entende a cultura da companhia para a qual trabalha, mais compreende seu papel nesta engrenagem e mais se envolve e se engaja nos projetos. Assim, o conteúdo dos canais de comunicação deve não apenas trazer frequentemente à tona temáticas ligadas aos valores da companhia, como também valorizar as ações de profissionais que estão em linha com eles. Trazer exemplos reais sempre ajuda muito no esclarecimento e no engajamento.

Programas de premiação também são muito eficazes para a edificação da identidade organizacional, assim como outras atividades que mobilizam o colaborador e impulsionam o fortalecimento da cultura, como treinamentos, concursos de fotos, campanhas de comunicação interna, eventos e feiras sobre produtos e a história da empresa, entre outras iniciativas que fazem o funcionário vivenciar a cultura da empresa.

A comunicação interna é, portanto, o braço direito do fortalecimento da cultura organizacional de qualquer companhia, seja ela de grande, médio ou pequeno porte. E é por meio de estratégias direcionadas e coerentes que o engajamento é alcançado. Não, a tarefa não é fácil, mas quando bem-sucedida, impacta diretamente o comportamento e a moral dos funcionários e, claro, os resultados da empresa.

*Adriana Pimenta é jornalista, pós-graduada em Comunicação Corporativa e Marketing pela Cásper Líbero e Universidade da Califórnia. Tem mais de 20 anos de experiência em comunicação corporativa. Engajamento interno em linha com a cultura da organização e comunicação em projetos de change management são suas especialidades. Já atuou em companhias de segmentos distintos como Honda, Cosipa, Sesc e Syngenta, além de 10 anos de experiência em agências como CDN e Andreoli MSL.